slideslideslideslide

 Conheça o Melhor de Secretário

Petrópolis- RJ

A Estrada Real passa por aqui!!

 

Projeto Água

http://www.projetoagua.org.br
 Tel.: + 55-24-2222-9900
 Fax: + 55-24-2222-7301

Hoje em dia, a escassez e o uso abusivo da água doce é uma realidade. Faz-se necessária e urgente a mobilização da sociedade por este problema que se agrava cada vez mais.

Hoje em dia, a escassez e o uso abusivo da água doce é uma realidade. Faz-se necessária e urgente a mobilização da sociedade por este problema que se agrava cada vez mais. Pensando nisto, a empresa Carbografite criou em outubro de 2004 a ONG. Projeto Água, desenvolvida para instruir a sociedade sobre a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos. O Projeto mostra através de seus programas e da Fazenda Projeto Água que o uso inadequado dos recursos naturais, tem causado diversos reflexos negativos ao equilíbrio do meio-ambiente, e que a mudança de hábito é o melhor caminho para a manutenção da vida na terra.

VISÃO
Ser reconhecida como um modelo internacional de organização não governamental na preservação e recuperação dos recursos hídricos.

MISSÃO
Conscientizar e instruir a população em geral sobre a importância de preservar, economizar e recuperar a água, através do exercício da educação ambiental, de modo a assegurar para atual e futuras gerações a disponibilidade de água doce e limpa no planeta.

OBJETIVOS
Promover a conscientização e a instrução da sociedade sobre a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos, revertendo a situação de degradação do meio-ambiente para garantir a boa qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da região.

PROGRAMAS
O Projeto Água, através de seus onze programas, procura mostrar aos seus beneficiários que com pequenas atitudes, podemos fazer uma grande diferença:

 

PROGRAMA REFLORESTAMENTO
Consiste em levar crianças, jovens e adultos para plantarem mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, já que a educação ambiental tem sido grande aliada ao  processo de mudanças comportamentais, uso e valoração dos recursos naturais. O desenvolvimento da árvore ao longo do tempo pode ser acompanhado pelos participantes do programa, no local de plantio.

 

PROGRAMA ÁGUA É VIDA
Criado para conscientizar crianças, jovens e adultos através de palestras, dinâmicas e discussões em grupo sobre a importância e necessidade de se preservar os recursos hídricos.

 

PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS
Objetiva divulgar informações e instruir a sociedade sobre a importância e a necessidade de preservar os recursos hídricos. Dentre as ações realizadas estão: participação em feiras, distribuição de material informativo, site na internet.

 

PROGRAMA HORTA ESCOLA
Busca incentivar o plantio e consumo de produtos orgânicos, dando a oportunidade para que as crianças vivenciem o processo de plantio e colheita, bem como o conhecimento no campo, das características do alimento consumido em casa. Todo o processo de irrigação da Horta Escola é feito pelo método de gotejamento, fazendo com que 95% da água destinada seja aproveitada ( no processo tradicional, apenas 55% da água é aproveitada para o cultivo). Na Horta Escola, plantar, planejar o que plantou, transplantar mudas, regar, cuidar, colher, decidir o que fazer do que colheu, por exemplo, alteram sensivelmente a relação das pessoas com o ambiente em que elas vivem, estimulando a
construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar, com a comunidade, com a sustentabilidade do planeta e com a valorização das relações e com a sustentabilidade do planeta.

Parceiros do Programa Horta Escola: 

Carbografite, Agristar, Itaverde, Mudas Katsumoto, Astro Agrícola e Marmoraria Itaipava.

Responsável Técnica: Engenheira Agrônoma Carolina Rodrigues

 

PROGRAMA JARDIM DOS SENTIDOS
O programa é destinado à aproximação dos deficientes físicos e visuais, de crianças com dificuldade de aprendizagem, de idosos e de pessoas que queiram desfrutar dos sentidos de um jardim e aprender sobre o plantio, solo, água e plantas. É uma forma diferente e muito eficaz de aproximação com a natureza. O programa foi desenvolvido para receber a visita de todos que queiram vivenciar práticas agrícolas e entender as dificuldades de deficientes visuais, pois os visitantes passam por todo o circuito com os olhos vendados. O jardim ocupa uma área de 400 m2 e estará aberto a grupos e turmas de escolas, mediante agendamento prévio.

Parceiros do Programa Jardim dos Sentidos: 

Carbografite, Carolina Rodrigues, Lions Petrópolis, Agristar, Erigma Filmes, Mudas Katsumoto, Astro Irrigações, Trutas do Firmeza, Itaverde, Verdejágua, Empório Bendito Pão, Cetal, Escola Municipal Fábrica do Saber, Hobby Animal, Árvores do Brasil e Brasil Design, Bombas Dancor.

Responsável Técnica: Engenheira Agrônoma Carolina Rodrigues

 

PROGRAMA OS CAMINHOS DA ÁGUA
Programa é destinado a promover um melhor entendimento sobre os usos sustentáveis da água, sua importância, sua origem e seus destinos, reforçando o quanto ela é única para a sobrevivência humana. São cinco ações que envolvem este programa: Mini Estação de Tratamento de Água – ETA (doada pela Águas do Imperador), Aguapé ( sistema de tratamento por Biorremediação), Roda d`Água, Terrário e Captação da água das Chuvas.

Responsável Técnica: Nathália Papoula – Bióloga / Participação: Pâmela Mércia – Gestora Ambiental

 

PROGRAMA UM JARDIM PARA AS BORBOLETAS
As borboletas são seres polinizadores importantíssimos, pois sem elas teríamos graves prejuízos à flora e consequentemente a fauna, pois muitos animais se alimentam de espécies de plantas que são polinizadas por estes seres. Elas são atraídas pelo perfume e cores das flores, é importante não tocá-las, pois suas asas são muito frágeis, vivem em média de uma a duas semanas, período em que procuram se reproduzir. “O segredo é não correr atrás das borboletas. É cuidar bem do jardim para que elas venham até você."

Responsável Técnica: Nathália Papoula e Pâmela Ferreira – Biólogas
Implantação e projeto: Relindes, fundadora do Borboletário Shangrilah

 

PROGRAMA 5RS

É extremamente importante ações práticas de redução de lixo e seu impacto sobre o planeta Terra. Para isso é imprescindível a prática dos 5Rs. Ela consiste no ato de Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar.

Implantação: Magna Caiafa – Professora.

 

PROGRAMA AQUAPONIA E ESTUFA
A Aquaponia é uma criação de peixes associada ao cultivo de hortaliças, sendo um sistema totalmente orgânico e sustentável, pois trata-se de um sistema fechado com reaproveitamento total da água com uma economia de até 90% em relação à agricultura convencional como também elimina completamente a liberação de efluentes no meio ambiente. As crianças poderão acompanhar e vivenciar essa nova forma de cultivo. Na Fazenda Projeto Água a Aquaponia foi instalada em nossa Estufa como forma de facilitar o acompanhamento, aproveitar o espaço que já era próprio para esse tipo de instalação, como também facilitar a logística, já que está no mesmo local onde estão as mudas que serão plantadas.

Responsável Técnico: Rotary
Implantação e Projeto: Ana Paula Cordeiro – Pedagoga
Patrocínio: Bombas Dancor
Apoio: Mudas Katsumoto, Carbografite e Brasil Design

 

PROGRAMA HORTA MEDICINAL SUSPENSA
Uma horta medicinal desenvolvida com materiais 100% reaproveitados, já que a estrutura foi feita de Paletes e os Canteiros de Garrafas Pet. As hortas medicinais podem trazer muitos benefícios para sua saúde corporal e mental pois além de proporcionar hábitos mais saudáveis, ao evitar o uso de fármacos comuns, você ganha tempo com a praticidade de ter tudo ao alcance das mãos, criando ainda um espaço verde em casa, trabalhando a mente através de um maior envolvimento com a natureza. As crianças irão conhecer e vivenciar o cultivo das ervas e poderão seguir de exemplo em suas residências e escolas.

Implantação e Projeto: Magna Caiafa – Professora e Teóloga
Patrocínio: Carbografite

 

PROGARAMA PÁSSAROS QUE VOAM AQUI
Valorização da Biodiversidade da Fazenda Projeto Água, que foi desenvolvida ao longo dos 14 anos de Programa de Reflorestamento com a formação da Floresta Nativa e consequentemente o ressurgimento das aves nativas locais. Foram catalogados 17 tipos de aves e identificadas pela trilha da fazenda facilitando a identificação das aves pelos visitantes / crianças.

Implantação e Projeto: Henry Lira – Biólogo e Magna Caiaffa – Professora e Teóloga
Patrocínio: Carbografite
Apoio: Brasil Design

 

FAZENDA PROJETO ÁGUA
Localizada no município de Petrópolis – RJ, inserida na Serra do Mar e contribuinte da Bacia do Rio Paraíba do Sul, a Fazenda Projeto Água é o principal instrumento de efetivação da ONG. Com áreas destinadas a atividades educativas de preservação ao Meio Ambiente, lazer, apoio e treinamento de voluntários a Fazenda procura ser um modelo de lugar onde seus visitantes consigam interagir com os recursos naturais, sem degradá-los. A sua criação partiu da necessidade percebida pela equipe do Projeto Água de uma área onde pudessem ser realizadas as ações da ONG e onde os participantes interagissem com o Meio Ambiente. A Fazenda Projeto Água possui 210 mil m2 de extensão, sendo que desta área, 110 mil m2 são destinados exclusivamente ao reflorestamento. A Fazenda possui ainda, 32 nascentes de águas catalogadas; 4 lagos artificiais e 1 lago natural; área de lazer, uma horta orgânica e uma estufa; estando em fase de acabamento Centro de Estudos com biblioteca, sala de leitura e sala de apresentações; alojamentos; área de apoio; laboratórios – voltados para pesquisa e estudo na área ambiental..

 

 

 

 

Tecnologia do Google TradutorTradutor